Política

PF cumpre mandados contra golpistas que fecharam BR-163 em atos antidemocráticos em MS

Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão, além de um mandado de prisão preventiva, emitidos pela Justiça de Mato Grosso do Sul.



A Polícia Federal (PF), deflagrou na manhã desta sexta-feira (20), a Operação Unlock II, que busca encontrar os responsáveis pelas manifestações antidemocráticas, realizadas na BR-163, em Dourados, no ano passado, após o resultado das eleições que elegeram o presidente Luís Inácio Lula da Silva.

Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão, além de um mandado de prisão preventiva, emitidos pela Justiça de Mato Grosso do Sul.

Durante atos, os vândalos utilizaram máscaras e veículos sem placas e formaram barricadas no Trevo da Bandeira, na BR 163, bloqueando totalmente o acesso à rodovia e prejudicando diversas pessoas que precisavam acessar o local por dias.
Primeira Fase
No dia 20 de novembro de 2022, a Polícia Federal, com apoio da PRF, deflagrou a primeira fase da Operação Unlock , que resultou na apreensão do veículo e de materiais que teriam sido utilizados no ato criminoso, além da prisão do motorista que transportou os pneus até o local do incêndio.

A ação desencadeada hoje tem por objeto o aprofundamento das investigações, em especial a identificação dos demais envolvidos, inclusive organizadores e financiadores do ato ilícito.

O grupo de pessoas investigadas deverão responder pelos crimes previstos nos arts.286 (incitação ao crime), 288 (associação criminosa), 330 (desobediência), 359- L (abolição violenta do Estado Democrático de Direito), todos do Código Penal.