Política

Projeto do vereador Maicon Nogueira institui Programa do Jovem Embaixador da Sustentabilidade

“Trazer esses jovens para atuar na implementação de políticas públicas de meio ambiente, como o proposto neste projeto, é fundamental para conscientizar, educar e mudar a visão atual da população em relação ao meio ambiente



Presidente da Comissão Permanente de Juventude da Câmara Municipal, o vereador Maicon Nogueira apresentou um projeto de lei que institui o Programa do Jovem Embaixador da Sustentabilidade, que tem como objetivo capacitar, incentivar e promover a atuação de jovens como impulsionadores na redução da produção de lixo e no desenvolvimento de práticas sustentáveis, alinhadas com os princípios do conceito Lixo Zero.

O Programa deverá ser coordenado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável – Semades, com a participação de outras entidades municipais indicadas a critério do Poder Público Municipal, ONGs, universidades e empresas.

“Trazer esses jovens para atuar na implementação de políticas públicas de meio ambiente, como o proposto neste projeto, é fundamental para conscientizar, educar e mudar a visão atual da população em relação ao meio ambiente e de como sua preservação é importante”, explicou o vereador Maicon Nogueira.

LIXO ZERO

O Programa tem como objetivo, formar e qualificar jovens em práticas de sustentabilidade e redução de lixo, proporcionando capacitação sobre o conceito Lixo Zero, técnicas de redução de resíduos, consumo responsável, e ações de conscientização ambiental. Estabelecer uma rede de multiplicadores de boas práticas ambientais, com ênfase na redução da produção de lixo, reutilização de materiais e gestão consciente de resíduos, que atuarão como embaixadores do programa.

A seleção dos Jovens Embaixadores será realizada anualmente, com base nos seguintes critérios: Residir em Campo Grande e possuir entre 15 (quinze) e 21 (vinte e um) anos. Ser egresso ou matriculado na rede pública de Ensino Médio ou superior; demonstrar capacidade de liderança e multiplicação de conhecimento ambiental; participação em atividades comunitárias e sociais e comprometimento com os princípios do Programa.

Os jovens selecionados como Embaixadores terão que representar o Programa junto à comunidade escolar e à sociedade em eventos, reuniões e atividades relacionadas ao meio ambiente e à sustentabilidade. Atuar como multiplicadores de conhecimento, promovendo campanhas educativas, oficinas e ações práticas em suas escolas e comunidades e desenvolver projetos ou ações práticas, que possam ser aplicadas localmente para melhorar a qualidade ambiental do município.

Assessoria de Imprensa do Vereador