Saúde

Quase 1,1 mil residentes se inscreveram para o Mais Médicos em MS

Médicos têm até segunda-feira (5) para escolherem dois municípios como local de atuação



O programa Mais Médicos terminou o período de inscrições na última quarta-feira (31) e teve o registro de 34.070 inscritos. O número foi o recorde desde a criação da iniciativa em 2013. Os médicos residentes em Mato Grosso do Sul que se inscreveram somaram 1.097.
O próximo passo pelo cronograma do Ministério da Saúde é o candidato é o candidato às 5.970 vagas escolher dois municípios como locais de atuação. Um deles é a prioridade e o outro se configura como segunda opção.

O Ministério da Saúde informou que os cerca de 1,1 mil candidatos se referem aos residentes em Mato Grosso do Sul e não aos que têm interesse em trabalhar no Estado. Somente a partir do dia 15 de junho é que parte dos médicos terão o local de trabalho indicado.

A expectativa da pasta é que eles comecem a serem alocados ainda neste mês nas mais de 5 mil vagas. Os profissionais são divididos por perfis 1, 2 e 3. O Estado teve 249 do perfil 1; 749 do perfil 2 e 99 do terceiro.

O primeiro são médicos brasileiros formados no Brasil com registro no respectivo CRM (Conselho Regional de Medicina). O segundo são brasileiros formados no exterior registrados no Brasil. Por fim, o perfil 3 se refere aos estrangeiros com registro no órgão de saúde estrangeiro.

Em Mato Grosso do Sul, o edital prevê 52 vagas em 31 municípios. Campo Grande é o município que mais deve receber médicos, oito ao todo. Ponta Porã, com cinco vagas, e Nova Andradina, com quatro, vêm na sequência. Bonito, Dois Irmãos do Buriti, Dourados, Mundo Novo, Nioaque, Rio Verde de Mato Grosso e Sete Quedas devem receber dois profissionais de saúde.
Dados nacionais - O Estado que mais teve médicos residentes inscritos foi São Paulo, com 4.074. A Bahia vem na sequência com 2.765 e o Paraná está em terceiro com 2.670. Minas Gerais também atingiu a casa dos 2 mil, ficando com 2.639 residentes.

As unidades federativas com menos residentes inscritos foram o Distrito Federal (482), Alagoas (472), Roraima (327), Sergipe (310) e Amapá (218).