Economia

Federação das Indústrias de MS debate parcerias comerciais com comitiva da União Europeia

A delegação da UE, composta por 10 estados membros do bloco econômico: Malta, Bélgica, Suécia, Croácia, Dinamarca, Portugal, República Theca, Lituânia, Chipre e Polônia, foi recebida pelo presidente da Fiems, Sérgio Longen.



A Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems) debateu nesta quinta-feira (25) com uma comitiva de embaixadores da União Europeia (UE) a possibilidade do estabelecimento de novas parcerias comerciais para o estado.

A delegação da UE, composta por 10 estados membros do bloco econômico: Malta, Bélgica, Suécia, Croácia, Dinamarca, Portugal, República Theca, Lituânia, Chipre e Polônia, foi recebida pelo presidente da Fiems, Sérgio Longen.

Longen descreveu o cenário econômico favorável dos últimos anos. “Em Mato Grosso do Sul, temos, de certa forma, trabalhado com os governos estadual e municipal. O Estado tem feito a diferença em termos de desenvolvimento no País. É um Estado pujante, vivemos aqui emprego pleno e temos condições de abrigar mais empresas. A indústria vai muito bem e desponta com números líderes em geração de emprego no Brasil”, enfatizou.


Coordenador da delegação, o embaixador da União Europeia Ignacio Ybáñez destacou a importância de estabelecer relações comerciais aliada a parcerias científicas e acadêmicas. “Para nós, a relação entre Brasil e União Europeia não é somente entre governos, seja federal ou dos estados, é também uma relação entre sociedades”, ressaltou.

Ybáñez também destacou a importância de debater a transformação econômica da indústria a partir da preservação do meio ambiente. “Os representantes do setor industrial são muito importantes no trabalho de reconhecer a liderança que têm temas tão importantes como criação de riqueza, criação de empregos, mas também são importantes os esforços, seja das empresas europeias ou das brasileiras, para agir no tema da sustentabilidade”.

O embaixador lembrou os compromissos firmados pelo novo governo Federal, eleito em 2022, em agenda ajustada ao combate ao desmatamento e atenção às mudanças climáticas, o que estabelece relação de confiança com o País. “Chegar aqui ao Mato Grosso do Sul e verificar a agenda do governo e, sobretudo, o apoio que o setor privado dá à agenda, nos dá plena confiança de que realmente o Brasil é esse parceiro que queremos”, afirmou.

Representando o governador do Estado, Eduardo Riedel, o secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck, ressaltou que o encontro pode produzir grandes frutos. “Agradeço a visita e a escolha de Mato Grosso do Sul para futuras parcerias. A indústria de MS é representativa para o cenário nacional e internacional”, explicou.