O vereador Rafael Tavares foi escolhido como líder da bancada do Partido Liberal (PL) na Câmara Municipal de Campo Grande para o primeiro ano da atual legislatura. A definição foi confirmada pelo próprio parlamentar nesta segunda-feira (10), encerrando a disputa interna dentro do partido.
A escolha de Tavares ocorreu após um impasse entre os três vereadores do PL na Casa – Ana Portela, André Salineiro e o próprio Tavares. O partido foi a última sigla a definir a liderança, e chegou-se a cogitar a possibilidade de que a legenda ficasse sem um representante oficial.
Em janeiro, o vice-presidente da Câmara, André Salineiro, descartou disputar o cargo por já integrar a mesa diretora, deixando a decisão entre Tavares e Portela. A vereadora, por sua vez, defendeu uma postura mais moderada para a liderança e reforçou a necessidade de diálogo com diferentes correntes políticas, incluindo a bancada federal do PL, que tem como uma de suas representantes a senadora Soraya Thronicke.
Papel dos líderes e definição das bancadas
Com a escolha do PL, todos os 12 partidos com representação na Câmara já têm seus líderes definidos. De acordo com o regimento interno, os líderes partidários têm papel estratégico na articulação política, sendo responsáveis por representar as siglas, encaminhar votações e defender suas pautas no plenário.
As sessões legislativas da Câmara de Campo Grande serão retomadas na próxima segunda-feira (17), e os líderes já assumem suas funções no início das atividades parlamentares.
Confira quem são os líderes das bancadas na Casa de Leis em 2025:
- PP – Professor Riverton
- PSDB – Victor Rocha
- União Brasil – Fábio Rocha
- PT – Jean Ferreira
- Republicanos – Herculano Borges
- PODEMOS – Clodoilson Pires
- PSD – Otávio Trad
- PDT – Marquinhos Trad
- PSB – Carlão
- MDB – Júnior Coringa
- Avante – Wilson Lands
- PL – Rafael Tavares