Na manhã desta quinta-feira (18) o Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) junto com com o batalhão de choque cumpriram 16 mandados de busca e apreenssão em empresas e casas de servidores da prefeitura em Sidrolândia.
A Operação Tromper desmonta esquema de fraude em licitações da prefeitura de Sidrolândia, iniciado há 6 anos com empresas de fachada, segundo o Gaeco. A operação, realizada pelo Gaeco e Gecoc, cumpriu 16 mandados de busca e apreensão, visando servidores e empresários envolvidos. Durante as buscas, foram encontrados dinheiro em um cofre e uma arma.
O Gaeco, Gecoc e a 3ª Promotoria de Justiça de Sidrolândia investigam um possível esquema de corrupção no governo municipal desde 2017, envolvendo crimes como peculato, falsidade ideológica, fraude em licitações, associação criminosa e sonegação fiscal.
O esquema de corrupção, que operou crimes como peculato, falsidade ideológica, associação criminosa, sonegação fiscal e fraude em licitações, contava com a abertura de empresas de fachada para legitimar as contratações. As empresas contratadas não possuíam experiência, estrutura ou capacidade técnica para executar os serviços ou fornecer os itens comprados. Um dos servidores alvos da operação é o chefe de gabinete do ex-prefeito Marcelo Ascoli, enquanto o outro é o chefe da Central de Licitações.