14 de Outubro de 2019 | 15:39
noticiasdiariodoms@gmail.com
-->
Saúde
Noticia de: 25 de Julho de 2019 - 19:54
Fonte A - A+

Hemosul está em estado de emergência para sangue O+ e O-

Doações podem ser feitas de segunda à sábado

Hemocentro Coordenador de Mato Grosso do Sul (Hemosul), em Campo Grande, entrou em estado de emergência para bolsas de sangue das tipagens O Negativo e O positivo. As doações podem ser feitas de segunda a sábado.  

A baixa no estoque já era esperada, mas a necessidade é imediata, conforme a gerente de Relações Públicas/Comunicação Corporativa da Instituição, Mayra Franceschi. “Os dias frios espantam os doadores e isso nos preocupa. Os estoques de O negativo estão em 7% e de O positivo, estão em 40%, considerado grave para esse clima”, explica, referindo-se às baixas temperaturas que devem permanecer em algumas regiões do Estado até o fim da semana. 

Apesar das doações não serem frequentes, a necessidade de sangue nas unidades de saúde não param nem em domingos e feriados. 

Para doar sangue na rede Hemosul é necessário cumprir alguns requisitos básicos, como portar documento oficial com foto, estar bem alimentado, ter mais de 55 quilos, ter de 16 a 69 anos, sendo que os doadores de 16 e 17 anos precisam estar acompanhados dos pais ou responsável. 

Homens podem doar até quatro vezes ao ano, com um intervalo mínimo de dois meses e as mulheres podem doar até três vezes ao ano, com um intervalo mínimo de três meses.

O Hemosul de Campo Grande fica na Av. Fernando Corrêa da Costa, 1304, Centro e funciona de segunda a sexta das 7h às 17h e no sábado das 7h às 12h. 

Correio do estado 

social aqui