13 de Novembro de 2018 | 13:11
redacao@diariodoms.com
-->

Warning: getimagesize(/home/diaridoms/public_html/fotos/noticias/8428_0.jpg) [function.getimagesize]: failed to open stream: No such file or directory in /home/diariodoms/public_html/inc.exibe.php on line 49
Geral
Noticia de: 05 de Novembro de 2018 - 08:13
Fonte A - A+

Meta é vacinar cerca de 8 milhões de animais contra febre aftosa em MS

Objetivo é contemplar aproximadamente 8 milhões de bovinos e bubalinos com até 24 meses de idade.

A segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa em Mato Grosso do Sul completou quatro dias neste domingo (4), com a meta de contemplar aproximadamente 8 milhões de bovinos e bubalinos com até 24 meses de idade. A campanha é estendida às regiões do planalto e de fronteira e Pantanal, para os criadores que optaram pela vacinação somente em novembro.

A campanha é realizada pela Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) e Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal).

O Estado tem se mantido entre os três melhores percentuais de cobertura vacinal do País, por meio do chamado Pnefa (Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa) que prevê a retirada definitiva da vacinação até 2023.

As doses devem ser adquiridas e aplicadas entre os dias 1º e 30 de novembro nas regiões de Fronteira e do Planalto, sendo que o registro deve ser realizado até 15 de dezembro. Já na região do Pantanal, as vacinas devem ser aplicadas até 15 de dezembro, com registro até 30 de dezembro.

Nas três regiões, o registro da vacinação deve ser realizado diretamente pelo produtor no site da Iagro. Em alguns casos mais específicos, determinados conforme critério do Governo do Estado, o registro também pode ser feito em escritórios locais.

Os animais destinados ao abate poderão transitar sem a vacinação da etapa vigente até o registro da CT-13 da propriedade, após este prazo todos deverão estar vacinados.


CAMPOGRANDENEWS 

social aqui