19 de Setembro de 2018 | 04:40
redacao@diariodoms.com
-->

Warning: getimagesize(/home/diaridoms/public_html/fotos/noticias/7964_0.jpg) [function.getimagesize]: failed to open stream: No such file or directory in /home/diariodoms/public_html/inc.exibe.php on line 49
Economia
Noticia de: 04 de Junho de 2018 - 10:45
Fonte A - A+

Aprosoja revisa para baixo estimativa de produção de milho ‘safrinha’

A Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS) revisou para baixo a estimativa da produção de milho safrinha (segunda safra ou safra de inverno) no estado, no mais recente boletim do Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio (SIGA).

No levantamento divulgado no dia 25 de maio, a estimativa era de que os produtores do estado colhessem nesta temporada 7,140 milhões de toneladas do cereal. Cinco dias depois, dia 30, uma nova estimativa foi divulgada, com a projeção de uma safra de 7,038 milhões de toneladas, 102 mil toneladas a menos.

Com uma área cultivada de 1,7 milhão de hectares nesta safra, a produtividade também foi revisada entre os dois levantamentos, caindo de 70 sacas por hectare em média para 69 sacas por hectare. De acordo com o SIGA, nos últimos cinco anos, se confirmada essa estimativa, será a segunda produtividade mais baixa registrada em Mato Grosso do Sul, perdendo apenas para a do ciclo 2015/2016, que foi de 58,4 sacas por hectare.

Comparando a projeção de colheita desta temporada com a anterior, quando o estado produziu o volume recorde de 9,8 milhões de toneladas, a redução projetada é de 28,27%.

Desde maio entidades como a própria Aprosoja/MS e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) alertam que as condições climáticas desfavoráveis, com volume de chuva insuficiente e precipitações esparsas, poderiam impactar sensivelmente a safrinha de Mato Grosso do Sul.

No levantamento divulgado no dia 30, os dados levantados pelo SIGA indicaram que alguns municípios de vários polos agrícolas do estado chegaram a ficar 30 dias sem chuva.


paginabrazil

social aqui