20 de Novembro de 2017 | 08:32
redacao@diariodoms.com
-->

Warning: getimagesize(/home/diaridoms/public_html/fotos/noticias/5825_0.jpg) [function.getimagesize]: failed to open stream: No such file or directory in /home/diariodoms/public_html/inc.exibe.php on line 49
Cultura
Noticia de: 10 de Junho de 2016 - 09:29
Fonte A - A+

Tocha olímpica chega a Camocim, no Ceará

A tocha olímpica chega a Camocim (CE), nesta quinta-feira (9), após passar por Massapê e Granja, ambas no Ceará. Na sexta-feira (10), segue para Parnaíba (PI).

Em Camocim, o grupo teatral Tearteiros participará da programação cultural que receberá a chama. O grupo, formado por 45 adolescentes, fará uma apresentação sobre a história da cidade, abordando a chegada dos índios, dos europeus e, mais recentemente, dos turistas. Eles são reconhecidos na cidade por promover peças e oficinas gratuitas de arte, dança, teatro e circo. 

Para o produtor cultural Leo Mendes, a passagem da tocha é oportunidade para que as pessoas conheçam um pouco da cultura local. "Camocim é um grande celeiro de artistas plásticos, escritores e mestres de poesia", afirma o coordenador do Tearteiros.

Além de assistir à apresentação dos Tearteiros, os condutores da tocha vão percorrer a orla até o mirante, onde haverá uma celebração com direito a visual panorâmico para mar e rio. Durante o trajeto, haverá shows de capoeira, quadrilhas juninas e fanfarras.

Tocha em Parnaíba 

Em Parnaíba, segunda maior cidade do Piauí, a chegada da tocha Olímpica será um passeio à região do Delta. O conjunto histórico e paisagístico de Parnaíba foi tombado pelo Iphan em 2011. Ao longo do percurso, manifestações artísticas e culturais embalarão o revezamento. Bumba-meu-boi, trio pé de serra, quadrilhas juninas e a Orquestra de Câmara Estudantil de Parnaíba serão algumas das atrações confirmadas durante a passagem do comboio pela cidade. 

social aqui