20 de Novembro de 2017 | 08:24
redacao@diariodoms.com
-->

Warning: getimagesize(/home/diaridoms/public_html/fotos/noticias/3515_0.jpg) [function.getimagesize]: failed to open stream: No such file or directory in /home/diariodoms/public_html/inc.exibe.php on line 49
Rural
Noticia de: 03 de Março de 2016 - 08:10
Fonte A - A+

Excesso de chuvas frustra meta de safra recorde de soja em Mato Grosso do Sul

Aprosoja já admite que volume elevado de precipitações vai elevar perdas


A Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja) já admite que o excesso de chuva, principalmente na região sul, deve frustrar a expectativa de recorde na safra 2015/2016, com risco até de que a produção fique abaixo da registrada no ciclo anterior (7 milhões de toneladas). 

“Se a colheita evoluir nos próximos dias, deve ultrapassar os 7 milhões de toneladas, mas se não evoluir, se a chuva não der uma trégua, pode ser que o volume colhido não alcance nem a safra passada”, avalia o presidente da entidade, Christiano Bortolotto. Ele acrescenta que os próximos dias são decisivos para os produtores. 

Houve aumento de 4,1% da área plantada neste ciclo, totalizando 2,4 milhões de hectares, e, por isso, a estimativa inicial da Associação era de  produção de 7,5 milhões de toneladas. Por conta das chuvas intensas na região sul, que provocaram perdas de até 100% em algumas lavouras, o montante foi reduzido para 7,2 milhões, mas a entidade mantinha a expectativa de safra recorde, acreditando que os prejuízos eram em áreas isoladas e não deveriam prejudicar o montante final colhido no Estado. 


Correio do estado

social aqui