24 de Novembro de 2017 | 11:44
redacao@diariodoms.com
-->
Esporte
Noticia de: 15 de Fevereiro de 2016 - 16:53
Fonte A - A+

Brasil terá número recorde de nadadores nas Paralimpíadas Rio 2016

Daniel Dias nadador (Foto: Danilo Sardinha/GloboEsporte.com)


A natação brasileira será terá um número recorde de atletas nas Paralimpíadas Rio 2016, que acontecem entre os dias 7 a 18 de setembro. Ao todo, o país poderá indicar 32 nadadores com índice para participarem dos Jogos. A nomeação será feita só após o dia 14 de julho, data-limite para obtenção das marcas classificatórias estabelecidas pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC).

A definição do número de vagas do Brasil ocorreu após o encerramento, em 31 de janeiro, do prazo para obtenção de marcas válidas para o ranking mundial e a alocação das vagas por país por parte do IPC Swimming, órgão que rege a natação paralímpica.

A equipe brasileira será 60% maior no Rio de Janeiro do que há quatro anos. Em Londres 2012, 20 nadadores do país participaram das Paralimpíadas britânicas. A equipe levada a Pequim-2008 havia sido a mais numerosa até aqui, com 24 competidores. 

- Superamos o recorde de 24 vagas conquistadas, que vinha desde Pequim 2008. E, o mais importante, essas vagas foram conquistadas dentro d'água, graças à colocação dos nossos atletas no ranking mundial, e não porque somos o país-sede dos Jogos Paralímpicos. Esse é o resultado de um trabalho de longo prazo e de um calendário nacional de competições que ajuda no surgimento de novos talentos - afirmou Edilson Alves da Rocha, o Tubiba, diretor-técnico do Comitê Paralímpico Brasileiro.

O evento-teste da natação paralímpica está marcado para o período entre os dias 22 e 24 de maio, no Centro Aquático do Parque Olímpico da Barra, no Rio. A competição será mais uma oportunidade de obtenção de marcas classificatórias para os Jogos Paralímpicos. 


Globo Esporte

social aqui