02 de Julho de 2022 | 08:51
noticiasdiariodoms@gmail.com
-->

Warning: getimagesize(/home/diariocostarica/public_html/fotos/noticias/14072_0.jpg) [function.getimagesize]: failed to open stream: Permission denied in /home/diariodoms/public_html/inc.exibe.php on line 49
Saúde
Noticia de: 06 de Junho de 2022 - 09:38
Fonte A - A+

Saúde na Aldeia presta 168 atendimentos e voltará com assistência ginecológica

A prefeita Vanda Camilo deslocou uma equipe com 13 profissionais da Saúde para a Aldeia Córrego do Meio que em 4 horas de trabalho no sábado prestou 168 atendimentos

A prefeita Vanda Camilo deslocou uma equipe multidisciplinar com 13 profissionais da Saúde para a Aldeia Córrego do Meio que em 4 horas de trabalho no sábado prestou 168 atendimentos. O Saúde na Aldeia, projeto voltado para às comunidades Terena, terá uma nova edição brevemente, desta vez, específica para a mulher, com assistência ginecológica prestada pela médica Ana Helena Matos Castelo Branco que cumprirá agendas de atendimento nos assentamentos e em Quebra Coco.

Neste sábado, a ação que teve 5 médicos, 4 dentistas e 8 profissionais de enfermagem (entre enfermeiros e técnicos de enfermagem), teve 70 atendimentos de pediatria; 27 de clínico geral; 12 coletas de preventivo; 8 inserções de DIU; 28 atendimentos odontológicos; 10 testes rápidos de PSA e 3 de Covid-19, além da aplicação de 14 vacinas de influenza, 8 de Sarampo, 2 de rotina e 9 contra Covid-19. Quem passou por consulta também levou o remédio receitado pelo médico.

Cb image default
Foto: Rafael Brites

A chegada do Saúde à Córrego do Meio, foi elogiada por moradores da aldeia que tem uma população de 250 famílias. "Gostei do atendimento. Os médicos foram atenciosos e foi bom também que na sequência já recebi o remédio, sem precisar ir até na cidade pegar na farmácia da UPA", destaca dona Juciane Pereira.

Quem também gostou da iniciativa foi o cacique Messias Dias, que achou importante a Prefeitura ter este olhar especial em direção à comunidade indígena, reforçando a atuação da Secretaria de Saúde Indígena.

O secretário Municipal de Saúde, Luiz Carlos Alves, lembrou que ações como esta levada a efeito na Aldeia Córrego do Meio, já foram realizadas nos Assentamentos Nazaré, São Pedro e no Barra Nova e a próxima será dia 25, na sede do Assentamento Eldorado.

Cb image default
Foto: Rafael Brites

social aqui