11 de Agosto de 2022 | 11:49
noticiasdiariodoms@gmail.com
-->

Warning: getimagesize(/home/diariocostarica/public_html/fotos/noticias/14052_0.jpg) [function.getimagesize]: failed to open stream: Permission denied in /home/diariodoms/public_html/inc.exibe.php on line 49
Economia
Noticia de: 30 de Maio de 2022 - 10:06
Fonte A - A+

Prazo para entregar declaração do IRPF termina nesta terça-feira em MS; atraso gera multa

Mato Grosso do Sul tem mais de 478 mil contribuintes aptos a declarar o IRPF

Midia Max

Termina nesta terça-feira (31) o prazo para o contribuinte enviar a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2022. Em , a expectativa é que 478 mil documentos sejam enviados à Receita Federal.

Até a última quinta-feira (26), último balanço divulgado pela Receita Federal, era de que haviam sido entregues 382 mil declarações pelos sul-mato-grossenses.

Quem perder o prazo do IRPF?

Declarações feitas após o prazo geram multa, que corresponde a 1% ao mês sobre o imposto devido, o limite é de 20% do valor do . O valor mínimo da  é de R$. A multa é gerada no momento da entrega da declaração e a notificação de lançamento fica junto com o recibo de entrega. O prazo para pagamento da multa é de 30 dias. Após este prazo, começam a correr juros de mora (taxa Selic). 

Restituições do IRPF

As restituições do Imposto de Renda seguem o cronograma já estabelecido com o primeiro lote previsto para 31 de maio. Os segundo e terceiro lotes nos dias 30 de junho e de julho. O quarto lote de restituições está previsto para 31 de agosto; já o quinto, para 30 de setembro.

O recebimento da restituição respeita uma ordem de prioridade, que é:

  1. Idosos, com prioridade dentre esses para os maiores de 80 anos; 
  2. Contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave; 
  3. Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério; 
  4. Demais contribuintes. 

social aqui