11 de Agosto de 2022 | 12:19
noticiasdiariodoms@gmail.com
-->

Warning: getimagesize(/home/diariocostarica/public_html/fotos/noticias/13985_0.jpg) [function.getimagesize]: failed to open stream: Permission denied in /home/diariodoms/public_html/inc.exibe.php on line 49
Mundo
Noticia de: 12 de Maio de 2022 - 18:53
Fonte A - A+

Imagem inédita de buraco negro é divulgada por astrônomos

Objeto está a mais de 26 mil anos-luz da Terra e foi capturado por uma equipe de pesquisadores de Taipei, no Taiwan

A imagem do buraco negro “Sagitário A*”, localizado ao centro da galáxia, na Via Láctea, foi divulgada pela primeira vez nesta quinta-feira (12) por uma equipe internacional de pesquisadores EHT (Event Horizon Telescope), do Instituto de Astronomia e Astrofísica da Academia Sínica, em Taipei, no Taiwan.
“Ficamos surpresos ao ver como o tamanho do anel que observamos está tão de acordo com as previsões da Teoria da Relatividade Geral de Einstein”, disse o cientista do Projeto EHT, Geoffrey Bower.

Essa é a primeira evidência visual da existência de um buraco negro compacto e supermassivo. Para a busca do objeto foram utilizados 8 radiotelescópios espalhados por diversos pontos do globo terrestre.

A partir das imagens capturadas, que simulariam um super telescópio do tamanho da Terra, e da justaposição dos registros, foi possível chegar a imagem do buraco negro, que está a mais de 26 mil anos-luz da Terra.

O grupo de mais de 350 pesquisadores apresentou a descoberta em coletivas de imprensa realizadas simultaneamente nos Estados Unidos, Chile, Alemanha, México, Japão, China e Taiwan.
Primeira Página 

social aqui