24 de Janeiro de 2022 | 21:00
noticiasdiariodoms@gmail.com
-->

Warning: getimagesize(/home/diaridoms/public_html/fotos/noticias/13600_0.jpg) [function.getimagesize]: failed to open stream: No such file or directory in /home/diariodoms/public_html/inc.exibe.php on line 49
Covid-19
Noticia de: 12 de Janeiro de 2022 - 14:20
Fonte A - A+

MS deve receber 18,3 mil doses para vacinar crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19

Deste primeiro quantitativo de vacinas, 7.268 serão destinadas para crianças indígenas, 9.202 para o público em geral e 1.830 doses vão ficar como reserva técnica. Em Campo Grande, a vacinação também vai acontecer nas escolas municipais.

Mato Grosso do Sul deve receber 18.300 doses de vacinas da Pfizer para imunizar as crianças de 5 a 11 anos. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (12) pela secretaria estadual de Saúde (SES). Esse primeiro lote de imunizantes deve chegar ao estado a partir de sexta-feira (14), segundo o Ministério da Saúde.

Deste primeiro quantitativo de vacinas, 7.268 serão destinadas para crianças indígenas, 9.202 para o público em geral e 1.830 doses vão ficar como reserva técnica.

De acordo com a SES, o quantitativo previsto para ser enviado ao estado poderá ser alterado, já que o lote com 1,248 milhão de doses que deve ser enviado pela Pfizer ao país nesta quinta-feira (13), ainda deverá passar por análise do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saude (Incqs).

As doses que Mato Grosso do Sul receber do Ministério da Saúde serão armazenadas no prédio da Coordenadoria Estadual de Vigilância Epidemiológica e serão distribuídas a todos os municípios de forma imediata. A quantidade de doses que cada município vai receber será definido em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB).

Segundo a estimativa do IBGE, Mato Grosso do Sul possui 301.026 crianças de 5 a 11 anos.

A Secretaria de Estado de Saúde autorizou os municípios a realizarem a vacinação em crianças entre 5 a 11 anos de idade, sem a necessidade de exigência de pedido médico e apenas com o acompanhamento por pais ou responsáveis - munidos de documentação da criança.


Vacina em escolas


Em Campo Grande, a vacinação também vai acontecer nas escolas municipais.

Técnicos da Semed (Secretaria municipal de educação) e Sesau (Secretaria municipal de saúde) se reuniram nesta quarta-feira (12) para elaborar um plano para uma campanha de vacinação que inclua as unidades da Reme (Rede Municipal de Ensino).

Ao todo serão oito escolas municipais cedidas nas sete regiões da Capital e nas Moreninhas. A Secretaria de Educação disponibilizará a estrutura das escolas, como as quadras escolares e as salas de informática para realização dos cadastros dos alunos pelos pais ou responsáveis.

Os diretores das unidades escolares irão ajudar na comunicação e orientação de alunos e pais. A gestão das escolas também irá organizar a desinfecção das unidades escolares para receber os visitantes e implantar demarcações no local para melhor direcionamento do trabalho.


Como realizar o cadastro das crianças:


Para agilizar o processo de vacinação, a orientação é para que os pais e responsáveis façam o cadastro das crianças no sistema de identificação prévia.

O acesso é feito pelo endereço web: http://vacina.campogrande.ms.gov.br, através de qualquer dispositivo que esteja conectado à internet. É necessário escolher o menu “Primeiro Acesso” e, posteriormente, selecionar o perfil “Idade entre 05 e 11 anos com ou sem comorbidades” e clicar em continuar.

É necessário preencher os dados pessoais e anexar os documentos da criança e também do adulto responsável legal. Em caso de crianças que tenham alguma comorbidade, é necessário também anexar o laudo médico.

A estimativa da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar aproximadamente 90 mil crianças de 05 a 11 anos. Além das escolas, este público também será vacinado nas unidades de saúde, seguindo calendário a ser estabelecido pela pasta.

G1MS



social aqui