01 de Dezembro de 2021 | 16:23
noticiasdiariodoms@gmail.com
-->

Warning: getimagesize(/home/diaridoms/public_html/fotos/noticias/13461_0.jpg) [function.getimagesize]: failed to open stream: No such file or directory in /home/diariodoms/public_html/inc.exibe.php on line 49
Saúde
Noticia de: 22 de Novembro de 2021 - 19:13
Fonte A - A+

Centro de Especialidades Municipal de Sidrolândia tem atendimento em horário estendido para os homens

A ação faz parte da campanha Novembro Azul, mês de conscientização sobre a saúde do homem e as consultas acontecem das 17h00 às 21h00.

O Centro de Especialidades Municipal (CEM) realiza hoje (22) o terceiro dia de atendimento em horário estendido, que tem como objetivo atender os homens na realização de exames preventivos, principalmente ao câncer de próstata. A ação faz parte da campanha Novembro Azul, mês de conscientização sobre a saúde do homem e as consultas acontecem das 17h00 às 21h00.

A Secretaria Municipal de Saúde Pública (SEMSP) tem intensificado as ações referentes a saúde do homem. O CEM vai estar disponibilizando testagem rápida para rastreamento de HIV, hepatites e sífilis, consulta com urologista, atendimento psicológico, ultrassonografia da próstata e atendimento odontológico. A ação, que acontece às segundas-feiras, teve início no dia 8 de novembro e será concluída no dia 29.

Na segunda-feira passada, em razão ao feriado da Proclamação da República, o CEM não teve atividades, mas a Secretaria de Saúde realizou o Programa Saúde do Homem na Clínica da Família. Os atendimentos foram realizados pelo urologista, Dr. Jamal Salém.

Câncer de Próstata

O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

O que é a próstata?

É uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, e se assemelha a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.

Sintomas:

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são:

• dor óssea;

• dores ao urinar;

• vontade de urinar com frequência;

• presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

Fatores de risco:

• histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio;

• raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer. 

social aqui