01 de Dezembro de 2021 | 15:32
noticiasdiariodoms@gmail.com
-->

Warning: getimagesize(/home/diaridoms/public_html/fotos/noticias/13399_0.jpg) [function.getimagesize]: failed to open stream: No such file or directory in /home/diariodoms/public_html/inc.exibe.php on line 49
Mundo
Noticia de: 22 de Outubro de 2021 - 13:51
Fonte A - A+

Com média de 445 focos por dia, incêndios no Pantanal de MS já destruíram mais de 1 milhão de hectares em 2021

Segundo o Ibama, 1,453 milhão de hectares foram queimados em todo do Pantanal (MS e MT) este ano.

Nos últimos três dias, focos de incêndio na região de Miranda, em Aquidauana, estão mobilizando institutos e órgãos governamentais no combate às chamas. O Recanto Ecológico Caiman, onde fica o Projeto Onçafari - que é voltado a preservação de onças-pintadas, foi em parte atingido, e equipes brigadistas, ao lado do Corpo de Bombeiros, do Ibama PrevFogo, e de integrantes do SOS Pantanal, estão lutando para que o fogo não se espalhe e atinja os animais monitorados que circulam livremente pela região.

De acordo com informações enviadas pelo instituto SOS Pantanal nesta sexta-feira (22), uma das frentes de fogo que atinge o habitat das onças-pintadas foi controlada com ações de contra fogo. Entretanto, “outras frentes estão se espalhando pela região”. Ao todo, 445 focos ativos de chamas estão sendo identificados por dia, nos últimos três dias.

“Há um medo de esse fogo chegue próximo aos recintos das onças. Sem falar que elas não circulam somente pela área da fazenda, elas têm livre acesso a toda região”, explicou Gustavo Figuerôa, biólogo do instituto SOS Pantanal.

Área queimada

Segundo o Ibama, 1,453 milhão de hectares foram queimados em todo do Pantanal este ano. Somente no território de Mato Grosso do Sul foram atingidos 1,026 milhão de hectares.

Leonardo Gomes, diretor do SOS Pantanal, que está na região atuando no combate às chamas, afirma que na última semana foram mais de 6 mil focos identificados. Homens do corpo de bombeiros estão há 100 dias atuando no local, ao lado de 5 equipes brigadistas e da instituição. Veja vídeo acima.

“A expectativa é que a previsão de chuva se confirme para o fim de semana e possa amenizar e facilitar um pouco o combate aos incêndios florestais na região”, disse o diretor ao ao g1.

Chuvas na região

No vídeo (veja acima), Leonardo Gomes comenta sobre o trabalho incansável que está sendo feito no local e que os envolvidos estão na expectativa de que a chuva chegue para ajudar no combate aos incêndios.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê possibilidade de chuva para a região de Aquidauana no sábado e domingo (dias 23 e 24).

social aqui