15 de Outubro de 2021 | 23:44
noticiasdiariodoms@gmail.com
-->

Warning: getimagesize(/home/diaridoms/public_html/fotos/noticias/13355_0.jpg) [function.getimagesize]: failed to open stream: No such file or directory in /home/diariodoms/public_html/inc.exibe.php on line 49
Política
Noticia de: 05 de Outubro de 2021 - 15:06
Fonte A - A+

Mesa diretora da Câmara de Sidrolândia entrega novos notebooks a vereadores na primeira etapa da Câmara sem papel

Ao todo foram 16 notebooks, sendo 1 para cada um dos 15 vereadores e 1 para o plenário. A ação é a primeira etapa do projeto Câmara sem Papel, que visa dar mais eficiência ao processo legislativo

Nesta terça-feira (05), os vereadores de Sidrolândia receberam novos notebooks da mesa diretora, para otimização dos trabalhos legislativos. A entrega foi feita pela presidente Juscinei Claro (PP), o vice-presidente Sandro Luiz Gonzales (PSD), o primeiro-secretário Gilson Galdino (REDE) e a 2ª secretária Cristina Fiuza (MDB).

Ao todo foram 16 notebooks, sendo 1 para cada um dos 15 vereadores e 1 para o plenário. A ação é a primeira etapa do projeto Câmara sem Papel, que visa dar mais eficiência ao processo legislativo e gerar sustentabilidade, já que não será mais necessário o uso do papel, para as impressões.

Para receber o bem, os vereadores precisaram assinar um termo de responsabilidade, sem comprometendo com o bom uso e zelo pelo equipamento. A aquisição foi feita com recursos próprios, através de licitação na modalidade de menor preço.

Projeto Câmara Sem Papel

Em todo o processo legislativo, para impressões de projetos, indicações, roteiros, atas de sessão e demais documentos, são gastos anualmente 70 caixas de papel, tendo em vista que cada um tem 5000 folhas, totalizando gastos de 350.000 folhas ao ano.

A fabricação de papel implica em diferentes ações que trazem prejuízos ao meio ambiente, as quais o projeto tende a colaborar na diminuição. Algumas estatísticas e dados podem ilustrar bem esse cenário, tais como:

Uma tonelada de papel utiliza 17 árvores na sua confecção;

Uma tonelada de papel utiliza 115 mil litros de água;

O processo de decomposição do papel libera gás metano;

16% dos resíduos sólidos de aterros são de papel.

A nova mesa diretora, percebendo a necessidade de otimizar o processo do legislativo e ainda colaborar para a sustentabilidade com a redução do uso do papel, visitou a cidade de Chapadão do Sul, onde conheceu o projeto já implantado e em funcionamento, juntamente com os vereadores e técnico da casa. Na ocasião puderam acompanhar o funcionamento da Câmara de forma informatizada e adquirir informações e referências para a implantação em Sidrolândia.

social aqui