28 de Novembro de 2020 | 13:54
noticiasdiariodoms@gmail.com
-->

Warning: getimagesize(/home/diaridoms/public_html/fotos/noticias/11961_0.jpg) [function.getimagesize]: failed to open stream: No such file or directory in /home/diariodoms/public_html/inc.exibe.php on line 49
Saúde
Noticia de: 20 de Novembro de 2020 - 10:37
Fonte A - A+

Webinário aborda riscos da automedicação durante a Dengue

Segundo o Gerente Técnico de Medicamentos da SES, Adam Macedo Adami, objetivo do webinário é chamar a atenção da população sobre os riscos da automedicação durante sintomas de Dengue.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio da Diretoria-Geral de Vigilância em Saúde, realiza nesta quinta-feira (19), a terceira rodada de webinários sobre as ações de combate à Dengue, Chikungunya e Zika, que integram a Campanha “Aproveite a Quarentena e Limpe o seu Quintal”. O tema em pauta será: ‘‘Automedicação relacionados à Dengue, Zika e Chikungunya’. A web será transmitida às 14h30, via Telessaúde.

Segundo o Gerente Técnico de Medicamentos da SES, Adam Macedo Adami, objetivo do webinário é chamar a atenção da população sobre os riscos da automedicação durante sintomas de Dengue. “Nós sabemos que determinados hábitos ou condutas praticados pela população podem agravar os quadros de um paciente. Assim, se faz necessário o alerta dentro das campanhas de prevenção às arboviroses, o combate a automedicação”.

Adami ainda reforça que em casos de suspeita de dengue, por exemplo, a população deve evitar medicamentos à base de salicilatos e salicilamida que são altamente contraindicados. Fazem parte dessa classe fórmulas como o ácido acetilsalicílico e o ácido salicílico, como os medicamentos de nome AAS, aspirina, Engov, Coristina D, entre outros.

“Anti-inflamatórios são contraindicados e só devem ser utilizados com prescrição médica, na mesma categoria inclui os anticoagulantes, antiagregantes plaquetários. E somente podem ser usados diante de prescrição médica”, explica o gerente.

A Diretora-Geral em Vigilância em Saúde, Larissa Castilho, ressalta que em caso de confirmação ou suspeitos de Dengue e que apresente sintomas. “A recomendação é que façam repouso, gestão de líquidos e controle da febre, além de procurar um médico e evite a automedicação”. 

Veja a programação completa dos webinários:

- 19 de novembro, às 14h30, acontece a web: ‘Automedicação relacionados à Dengue, Zika e Chikungunya’, ministrado pelo gerente Técnico de Medicamentos da SES, Adam Macedo Adami.

- 24 de novembro, às 14h30, acontece a web: ‘Manejo clínico da Dengue em tempos de Covid-19, ministrada pela Andyanne Tetila da UFDG/SES.

- 26 de novembro, às 14h30, acontece a web: 'Sobre a Febre Amarela Humana, Animal e Imunização', ministrada gerente de Doenças Endêmicas da SES, Jéssica Klener; Gerente de Zoonoses da SES, Rafael Ovidio; e Gerente Técnica de Imunização da SES, Ana Paula Rezende de Oliveira Goldfinger.

- 27 de novembro, às 14h30, acontece a web: ´Dengue, Zika e Chikungunya e os desafios enfrentados no momento da pandemia, ministrado pelo enfermeiro Everton Ferreira Lemos, Coren/MS.


Com informações Portal do MS

social aqui