19 de Setembro de 2020 | 08:50
noticiasdiariodoms@gmail.com
-->

Warning: getimagesize(/home/diaridoms/public_html/fotos/noticias/10263_0.jpg) [function.getimagesize]: failed to open stream: No such file or directory in /home/diariodoms/public_html/inc.exibe.php on line 49
Mundo
Noticia de: 12 de Novembro de 2019 - 17:27
Fonte A - A+

México concede asilo político a Evo Morales

Ex-presidente da Bolívia viajou para o México com segurança cedida pelo governo mexicano

O ex-presidente  Evo Morales está em asilo político no México. O país anunciou na segunda-feira (11), que concedeu abrigo ao presidente “legítimo” da Bolívia. De acordo com o chanceler mexicano, Marcelo Ebrard, o ex-presidente da Bolívia pediu proteção um dia depois de deixar o cargo sob pressão de opositores, militares e policiais.

Evo embarcou por volta das 23h (horário de Brasília) na aeronave cedida pelo governo mexicano em Chimoré, perto de Cochabamba, antigo reduto do ex-presidente. Após a decolagem, o chanceler postou uma foto com Evo dentro do avião mexicano e afirmou que a "vida e a integridade" do ex-presidente boliviano "estão seguras".

De acordo com a agência Reuters, o governo mexicano pediu ao Ministério das Relações Exteriores boliviano que garantisse a saída segura de Evo Morales do país.

Em mensagem publicada antes de embarcar, Evo agradeceu ao México e expôs a dificuldade em abandonar o país natal. "Dói abandonar o país por razões políticas, mas estarei sempre atento. Voltarei logo, com mais força e energia", escreveu.

A Organização dos Estados Americanos (OEA),  que marcou reunião para esta terça-feira, está avisada da decisão.

O governo do México afirmou mais cedo nesta segunda que reconhece Evo Morales como presidente "legítimo" da Bolívia e denunciou que sua renúncia se deve a um "golpe" dado pelo Exército, o que classificou como um grave retrocesso para a região.


Com informações Jd1 Notícias

social aqui